10 passos para combater as pernas inchadas

1. Não perca uma oportunidade de exercitar as pernas

Exercitar os músculos das pernas favorece a circulação do sangue nas veias e diminui a sensação de pernas inchadas. Evite posições prolongadas de pé e sentada (em particular as pernas cruzadas). Caso tenha de permanecer muito tempo na mesma posição (devido à atividade profissional, viagens longas de carro, comboio ou avião), tente andar um pouco ou fazer movimentos circulares com os pés enquanto está sentada.

2. Pratique um desporto apropriado

A prática regular de exercício físico ajuda a circulação venosa. Contudo, a seleção do desporto é importante, uma vez que nem todos são aliados no combate às pernas inchadas.

Desportos que obriguem a movimentos bruscos, como o ténis, basquetebol ou squash, não são aconselhados para quem tenha pernas inchadas porque provocam variações na pressão do sangue nas veias, gerando dilatação dos vasos e menor circulação do sangue até ao coração.

Opte por desportos como ginástica, ciclismo, dança, natação ou mesmo andar, que beneficiam a circulação venosa. A planta dos pés, por estar bastante irrigada por vasos venosos, funciona como uma bomba que movimenta o sangue. A cada passo comprime as veias dos pés, impulsionando o sangue até às pernas. A contração dos músculos das pernas, também estimulada pela prática de atividade física, favorece a subida do sangue até ao coração e combate as pernas inchadas.

3. Evite lugares quentes

O calor favorece a dilatação das veias, diminuindo a circulação venosa e provocando pernas inchadas. Devem ser evitadas, ou diminuídas, todas as exposições ao calor: calor do sol, depilação com cera quente, banhos quentes, sauna e vestuário muito quente.

4. Procure lugares frescos

O frio proporciona a contração das veias e revela-se um bom aliado no combate à Doença Venosa Crónica. Medidas como um duche de água fria nas pernas ou caminhar à beira-mar, ativam a funcionalidade das veias e aliviam a sensação de pernas inchadas, pesadas e com dor. 

5. Previna a prisão de ventre e o excesso de peso

A prisão de ventre e o excesso de peso são dois fatores responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea nas veias, originando pernas inchadas. Para evitar estes problemas, opte por uma alimentação rica em fibras (ex. vegetais), uma boa hidratação (consumo diário de 1,5 litros de água) e consumir menos gorduras saturadas (ex. manteiga, carne de porco).

6. Escolha vestuário apropriado

O vestuário apertado comprime as veias e bloqueia a circulação do sangue nas pernas, tornando-as inchadas. Escolha um vestuário confortável e largo, evitando as calças muito estreitas, meias com elástico ou cintos apertados.

7. Utilize sapatos adequados

O tipo de sapatos utilizado pode fazer a diferença entre a melhoria ou o agravamento da Doença Venosa Crónica. Os sapatos de salto alto reduzem a superfície de apoio do pé. Por outro lado, os sapatos planos sem salto aumentam demasiado essa superfície, diminuindo a circulação do sangue dos pés para as pernas. Por isso, os sapatos devem ter idealmente 3 a 4 cm de altura.

8. Facilite a circulação sanguínea durante o sono

Para melhorar a circulação do sangue durante o sono, faça movimentos de pedalar antes de dormir. A elevação das pernas, cerca de 10 a 15 cm de altura, também é benéfica para melhorar a circulação sanguínea durante o sono.

9. Saiba reconhecer situações fisiológicas que podem favorecer o aparecimento e evolução da Doença Venosa Crónica, como a gravidez

Durante a gravidez, o crescimento fetal e aumento de ganho de peso aumentam a pressão intra-abdominal e prejudicam o retorno venoso. As mudanças hormonais, tais como um aumento dos níveis da relaxina e de progesterona, também podem enfraquecer a parede do vaso sanguíneo e têm um efeito vasodilatador. Estas mudanças aumentam a pressão sobre as válvulas das veias, influenciando o aparecimento de varizes e pernas inchadas.

10. Massaje as pernas o mais frequentemente possível

Massaje frequentemente as pernas, de baixo para cima. Este gesto simples melhora a circulação do sangue para o coração e previne as pernas inchadas.


Referências:
Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular. Alerta Doença Venosa. http://www.alertadoencavenosa.pt/ 2015.


""
Zeflavon.pt FacebookZeflavon.pt Instagram
Zeflavon.pt FacebookZeflavon.pt Instagram